Casa França-Brasil e MIS estão no projeto ‘Caminhos do Brasil-Memória’

Iniciativa da Alerj inclui 11 museus e espaços do Centro Histórico do Rio

Coordenado pela Subdiretoria-Geral de Cultura da Alerj, será aberto, neste sábado (19/10), o projeto “Caminhos do Brasil-Memória”, uma iniciativa que visa estimular o público a percorrer o circuito da Praça XV e arredores e aprofundar o olhar sobre os diferentes ciclos históricos e culturais da região.

O Museu da Imagem e do Som e a Casa França-Brasil, equipamentos da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, estão entre os 11 museus e espaços culturais participantes.

A lista inclui, ainda, o Palácio Tiradentes, o Paço Imperial, o Museu Naval, o Museu da Justiça, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), o Centro Cultural Correios (CCC), o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), a Igreja Santa Cruz dos Militares e o Museu Histórico Nacional (MHN).

A visitação de todo o circuito será gratuita, mediante a apresentação de um passaporte especial, que poderá ser retirado no saguão da entrada principal da Alerj e nos museus e centros culturais do circuito.

O projeto visa, também, outro alcance importante: promover a revitalização cultural e comercial da região, oferecendo um forte estímulo ao fortalecimento da visitação, incentivando a população e o grande número de turistas que sempre incluem o centro da cidade em seus roteiros.

Passaporte: gratuidade e descontos

O passaporte “Caminhos do Brasil – Memória” não somente assegura gratuidade nas visitas a todos os museus do circuito, como alguns descontos.

De posse desse documento, que tem validade até dezembro de 2019, os visitantes terão desconto de 45% no Edifício Garagem Menezes Cortes, aos fins de semana. E também serão contemplados com 50% de desconto no AquaRio.

Após cada visita, a pessoa deverá requisitar o carimbo em todas as instituições culturais.

Dessa forma, após a visitação a todos os espaços incluídos no circuito, o portador ganhará o direito de vivenciar uma experiência gratuita no Navio-Museu Bauru; no Submarino-Museu Riachuelo; na Nau dos Descobrimentos; no Helicóptero Rei dos Mares e no Carro de Combate Cascavel, atrações no Espaço Cultural da Marinha.

Na Alerj, festa com coro e banda

Na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, o lançamento será a partir das 10h, nas escadarias do Palácio Tiradentes.

Haverá uma apresentação do Coro Madrigal da Escola Villa-Lobos, às 11h, e, às 13h, a Banda de Música do Galeão.

Depois, o público será convidado a fazer a visita guiada ao edifício histórico, inaugurado em 1926, que exibe a mostra permanente “Palácio Tiradentes: Lugar de Memória do Parlamento Brasileiro”.

MIS: programação especial este fim de semana

A sede da Praça XV (Praça Luiz Souza Dantas, nº 1) do MIS estará pronta para receber, este sábado e domingo (19 e 20/10), das 12h às 17h, o público do “Caminhos do Brasil – Memória”, principalmente jovens e crianças, com o foco especial na acessibilidade.

Em uma parceria com a All Dubbing Group, o MIS estará adaptado para receber deficientes auditivos e visuais para uma série de experiências. Desenhos do cartunista Ziraldo, presentes na mostra “Zeróis” e “Menino Maluquinho”, estarão expostos com audiodescrição, através do uso de QR Code, que vai trazer informações sobre os personagens e as imagens.

Já o game FIFA 2020, febre entre os jovens, vai estar adaptado com um colete sensorial que vibrará no corpo dos jogadores nas principais jogadas.

Durante o evento, uma oficina de leitura ficará à disposição do público, com o livro infanto-juvenil “Eu quero, eu quero…”, de Magda Hruza Alqueres.

A autora estará apresentando a obra, que foi lançada recentemente na Festa Literária da Serra Imperial – Flisi 2019.

Um jogo da memória em braile também será apresentado: a proposta do projeto é que todos participem, incluindo quem não possui deficiência.

Já o Setor Educativo do MIS estará presente com diversas atividades, como oficina de material de percussão e jogo da memória sobre o acervo do Museu da Imagem e do Som.

Grade de horário

Das 12h às 17h: Oficina de leitura com o livro “Eu Quero, eu quero…” e experiências sensoriais All Dubbing Group

Das 12h às 13h: Oficina de sucata

Das 14h às 15h: Filme infantil no auditório

Das 16h às 17h: Jogo de Memória do MIS

Casa França-Brasil de portas abertas

O edifício onde funciona a Casa França-Brasil já foi palco de eventos importantes de nossa história.

Encomendado em 1819 por D. João VI à Granjean de Montigny, arquiteto da Missão Artística Francesa, a obra em si é um documento histórico importante.

Trata-se do primeiro registro do estilo neoclássico no Rio de Janeiro, tendência que viria então a popularizar-se, dando à cidade marcada por suas casas coloniais um aspecto mais cosmopolita, à moda europeia. Foi inaugurado em 13 de maio de 1820.

A Casa França-Brasil é um espaço cultural voltado para diversas manifestações artísticas, como exposições de artes plásticas e visuais, cinema, vídeo, quadrinhos, música, multimídia e muitas outras.

Passeio para toda a família

Para garantir a tranquilidade de todos no circuito, o Governo do Estado e a Prefeitura são parceiros do projeto.

Estão colaborando para o sucesso da proposta a Guarda Municipal, o Centro Presente, a Polícia Militar, a Superintendência do Centro da Prefeitura do Rio, a Comlurb, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) e a Rioluz.