fbpx

Casa França-Brasil estreia série de lives “OS CENTENÁRIOS”


A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj) e a Casa França-Brasil apresentam a série de lives “Os Centenários”, que contará as histórias de quatro personagens brasileiros que completariam 100 anos em 2020. O encontro será toda quarta-feira, às 19h, nas páginas do Youtube e Facebook da Sececrj. A estreia será sobre o escritor João Cabral de Mello Neto, nesta quarta-feira (18). Nas semanas seguintes, os homenageados serão Clarice Lispector, Celso Furtado e Florestan Fernandes.

– A Casa França-Brasil é um dos pilares da história do estado do Rio e do Brasil, até mesmo com reconhecimento internacional. Por isso, ainda em um período de Covid-19, vamos saborear esse viés cultural com as lives em homenagem a essas personalidades culturais do nosso país – disse a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros.

A live de estreia terá apresentação da diretora da Casa França-Brasil, Helena Severo, os debatedores Antônio Carlos Secchin (ABL) e Eucanãa Ferraz (UFRJ), com mediação de Marcos Azambuja.

João Cabral de Mello Neto abre série de lives

Nascido em Recife, João Cabral de Mello Neto completaria 100 anos em 2020. Ele foi poeta, escritor e diplomata brasileiro. Uma das suas principais obras foi “Morte e Vida Severina”. Seu talento é reconhecido no exterior, tendo seus livros traduzidos para diversas línguas (alemão, espanhol, inglês, italiano, francês e holandês). Teria completado 100 anos no último 9 de janeiro.

– A série de lives será uma excelente oportunidade de lançar luz sobre a vida e a obra destes quatro brasileiros que, em suas respectivas áreas de atuação, iluminaram o século XX – observa Helena Severo, que está preparando a bicentenária Casa França-Brasil para ser reaberta ao público no próximo ano com uma programação variada, que atenda as diversificadas faixas de cultura contemporânea.

Programação das lives

18/11 – João Cabral de Mello Neto
Debatedores:
 Antônio Carlos Secchin (ABL) e Eucanãa Ferraz (UFRJ)
Mediador: Marcos Azambuja

25/11 – Clarice Lispector
Debatedores: 
Nádia Batella Gotlib (USP) e Yudith Rosenbaum (USP)
Mediador: Marcos Azambuja

02/12 – Celso Furtado
Debatedores:
 Rosa Freire d’Aguiar (Fundação Celso Furtado) e Edmar Bacha

09/12 – Florestan Fernandes
Debatedores:
 Fernando Henrique Cardoso (ex-presidente da República e professor da USP) e José Souza Martins (USP)