fbpx

Casa França-Brasil retoma programação de exposições

Mostra ‘Forma e Cor’ faz homenagem à diplomata e crítica de arte Vera Pedrosa através da obra de quatro artistas


Helena Severo, diretora da Casa França-Brasil, assina a curadoria junto com o pintor Marcos Duprat. Crédito: Gui Maia/SECECRJ

Um dos principais espaços de exposições do Rio de Janeiro está retomando sua programação para o público com uma mostra que reúne quatro expoentes da arte contemporânea. A Casa França-Brasil, que fica no Centro da capital, abre nesta quinta-feira (09) com “Forma e Cor”, reunindo obras dos pintores Luiz Aquila e Marcos Duprat e dos escultores Emanoel Araújo e Luiz Hermano.

Exploração das cores é um dos pontos altos da nova exposição. Crédito: Gui Maia/SECECRJ

Coincidentemente, Duprat também assina a curadoria da exposição junto com a diretora da Casa, Helena Severo. A seleção das obras é uma homenagem à crítica de arte, poeta e diplomata Vera Pedrosa, uma admiradora e influenciadora da obra dos artistas, falecida em fevereiro deste ano, aos 85 anos.

São 20 trabalhos que exploram de forma diversa o abstracionismo, tanto na construção cromática quanto na utilização das linhas geométricas. Apesar de seguirem vertentes diferentes, os artistas tiveram o privilégio de conhecer Vera e aprender com seu conhecimento, percepção e sensibilidade. Os quatro tiveram obras suas objeto de crítica da autora.

“A exposição teve o objetivo de fazer a aproximação de pintura e escultura porque também é importante esse diálogo de duas expressões diferentes no mundo das artes plásticas”, explica Helena Severo.

Segundo a diretora, a reabertura da Casa contribui para a revitalização do Centro do Rio e devolve o espaço cultural ao circuito cultural da cidade, do estado e do Brasil.

“A Casa França-Brasil é um ícone do Centro Histórico do Rio e sua reabertura é fundamental para que todo o entorno seja recuperado. É um brinde para os moradores da cidade e para os visitantes poder voltar a admirar a beleza da arquitetura do lugar e poder ao mesmo tempo desfrutar das exposições e demais eventos culturais que a Casa abriga”, afirma a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

“Forma e cor”, é apenas a ponta de lança da nova fase da Casa França-Brasil. Está programada ainda para este ano a exposição “Uns sobre os outros —história como corpo coletivo”. Em agosto do ano que vem, será a vez de “Tarsila: uma coleção de desenhos”, que celebra os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922. A programação também inclui eventos de música e cinema, que serão anunciados nas próximas semanas.

Esculturas desafiam olhar do público, que pode admirar as obras sem aglomeração. Crédito: Gui Maia/SECECRJ

Serviço:

Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro
Horário de funcionamento: de quarta a domingo, das 12h às 18h
Entrada gratuita
A Casa exige o uso de máscara e distanciamento entre os visitantes.