de Gustavo Speridião
Por CFB em 06/05/2024
Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Casa França-Brasil, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Departamento Cultural e Coordenadoria de Exposições – Coexpa apresentam
Entre 08 de maio a 02 de junho de 2024 a Casa França-Brasil recebe a exposição “A Ausência”, individual do artista Gustavo Speridião, com curadoria de Alexandre Sá e Ana Tereza Prado Lopes.
A abertura será nesta quarta-feira, 08/05, de 18h às 20h.
A Ocupação individual do artista Gustavo Speridião reúne um conjunto de 6 peças, que são fundamentalmente pinturas dispostas em uma situação instalativa. Gustavo Speridião é um artista que lida com uma tradição pictórica que compreende a tela como espaço de debate do corpo do artista e do público, através de um repertório que se coloca no espaço entre a palavra e a imagem.
“Conversando sobre o título desta exposição, depois de alguns nomes, eis que o artista anuncia: a ausência. Nós, confirmamos. Com o artigo? Sim. O artigo indica. Aponta. Desenha a presença de uma ausência. Para esta ocupação individual na Casa França-Brasil, Gustavo Speridião sintetiza seu trabalho, como se fosse possível, produzir no espaço e sem nostalgia alguma, o sumo de tantos planos desenhados, tantas esperanças vividas e tanto trabalho coletivo. Militante. Dentro e fora do sistema de arte. Dentro e fora do espaço museológico do viver. Como em uma fita de Möebius”, diz a curadoria
A curadoria optou por um número reduzido de trabalhos, de modo a ressaltar a precisão, delicadeza e violência das peças, bem como assumir uma relação estrutural e arquitetônica da casa.
Casa França-Brasil
Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro, Rio de Janeiro, RJ
De terça a domingo, das 10h às 17h.
Horário de atendimento exclusivo para pessoas com deficiência intelectual e mental: quartas-feiras de 10h às 11h. Local acessível para cadeirantes.
Entrada Gratuita