“Resenhas” do Galpão Bela Maré apresenta a nova exposição “Aurora Violenta” de Darks Miranda & Selvagem
Por CFB em 05/11/2024
No dia 08 de novembro, às 15h, acontecerá a abertura da exposição Aurora Violenta, do artista Darks Miranda, realizada pelo Programa de Resenhas do Galpão Bela Maré. A produção crítica textual será desenvolvida por Selvagem – Ciclo de Estudos sobre a Vida, com o título Boa Noite Sol, e estará disponível no site do Galpão Bela Maré.
Na abertura da exposição, haverá uma roda de conversa com a artista, que ocorrerá presencialmente na aqui Casa França-Brasil, às 17h. A conversa será baseada na produção crítica Boa Noite Sol, de Selvagem – Ciclo de Estudos sobre a Vida.
A exposição Aurora Violenta ficará aberta para visitação de 08 a 17 de novembro, de terça a domingo, das 10h às 17h. Haverá também um horário exclusivo para pessoas com deficiência intelectual e mental, que acontecerá todas as quartas-feiras, das 10h às 11h.
O texto crítico de Selvagem – Ciclo de Estudos sobre a Vida será publicado no site do Galpão Bela Maré (www.belamare.org.br) no dia 01 de novembro.
Na difusão online está proposto as produções textuais, que também fará o papel de conduzir o bate papo presencial com as pessoas artistas que simultaneamente farão exposições de curtíssima duração, apresentando seus trabalhos. Os textos serão escritos por profissionais de lugares distintos do Brasil, sendo preferencialmente das regiões norte, nordeste e centro-oeste. Os encontros presenciais contarão com artistas que vivem ou estejam no Rio de Janeiro, em galeria de instituições parceiras. Cada encontro terá como ponto norteador as poéticas acerca do Dia&Noite com diferentes caminhos conceituais a serem percorridos.
“Na nossa quarta e última edição do Programa de Resenhas 2024 apresentamos um encontro entre a artista Darks Miranda e ‘Selvagem Ciclo de Estudos sobre a Vida’. A exposição conta com uma série de trabalhos em escultura e audiovisual da artista que em sua estética reflete sobre o dia&noite apresentando aurora violenta. O texto ‘Boa Noite Sol’ comunga com a proposta e, a partir de confluências territoriais, convocamos os públicos para conversarem conosco, fechando com chave de ouro nossa programação de exposições de curtíssima duração do ano”, reflete Anna Luisa Oliveira, coordenadora do Galpão Bela Maré.
Este projeto foi fomentado pelo PROGRAMA FUNARTE DE APOIO A AÇÕES CONTINUADAS 2023. Apoio Institucional: Itaú Cultural e Instituto JCA. Parceria: Produtora Automatica e TradInter Lab. Realização: Observatório de Favelas, Funarte , Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.
Sobre o Galpão Bela Maré
O Galpão Bela Maré, projeto do Observatório de Favelas realizado em parceria com a Automática, é um espaço voltado à difusão, produção, mobilização, formação e fruição das artes e das expressões culturais através de suas mais variadas manifestações, visando, sobretudo, articular a produção artística periférica com o circuito da arte contemporânea no Rio de Janeiro. Inaugurado em 2011, consolidou-se como um espaço de referência na cidade para o debate do papel político da arte, especialmente no contexto das periferias.
Sobre o Observatório de Favelas
O Observatório de Favelas, criado em 2001, é uma organização da sociedade civil sediada no Conjunto de Favelas da Maré, com atuação nacional. Dedica-se à produção de conhecimento e metodologias visando incidir em políticas públicas sobre as favelas e promover o direito à cidade. Fundado por pesquisadores e profissionais oriundos de espaços populares, tem como missão construir experiências que contribuam para a superação das desigualdades e o fortalecimento da democracia a partir da afirmação das favelas e periferias como territórios de potências e direitos. Atualmente, desenvolve programas e projetos em cinco áreas: Arte e Território, Comunicação, Direito à Vida e Segurança Pública, Educação e Políticas Urbanas.
Serviço:
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro, Rio de Janeiro
Abertura: 08 de novembro, às 15h
Período Expositivo: 08 de novembro a 17 de novembro de 2024
Funcionamento: terça-feira a domingo, das 10h às 17h
Horário de atendimento exclusivo para pessoas com deficiência intelectual e mental: Quartas-feiras de 10h às 11h. Local acessível para cadeirantes
Classificação indicativa livre
Entrada gratuita