fbpx

Exposição Boneca de Papel


Entre 02 de março de 2024 a 28 de abril de 2024 a Casa França-Brasil recebe a exposição Boneca de Papel, individual da artista Maria Fernanda Lucena com curadoria de Bruna Araújo. 

A abertura será no sábado, 02/03, às 14h.

A exposição individual de Maria Fernanda Lucena, que reunirá 39 obras da artista, revisita e amplia a série “Boneca de Papel”, apresentada ano passado no Paço Imperial. A artista ressalta que os trabalhos começaram a ser pensados por práticas que lhe são comuns, o recorte e a colagem, fazeres que ela considera lúdicos por rememorarem modos de brincar, além de gestos costumeiros ao universo da moda, do qual é oriunda sua pesquisa.

Com uma paleta de cores mais aberta, diversa e sobreposições menos uniformes, nesta nova mostra Lucena expande seus personagens e explora ainda mais as representações e as identidades. Segundo Bruna Araújo, curadora da mostra, “A exposição de Maria Fernanda ganha uma nova dimensão na Casa França-Brasil. Nesse espaço monumental a percepção dos atravessamentos propostos pela artista se torna mais instigante, somos convidados a refletir não só sobre a pluralidade dos corpos, mas a celebrá-los, uma ideia de que o corpo pode ser uma festa”.

Sobre Maria Fernanda

Maria Fernanda Lucena (Rio de Janeiro, 1968). Depois de estudar e trabalhar com indumentária e design de moda, ingressa na EAV- Parque Lage – frequenta diversos cursos e passa a se dedicar ao desenho e à pintura. Suas exposições individuais foram curadas por Efrain Almeida, na C. galeria, e na galeria Sem título, e por Cesar Kiraly “A intimidade é uma escolha”, na galeria de Arte Ibeu, em 2017, no ano anterior foi vencedora do prêmio “Novíssimos”. Em projetos coletivos expôs a convite dos curadores Brígida Baltar, Isabel Portella e Marcelo Campos. Integra coleções particulares e o acervo do MAR – Museu de Arte do Rio.

Casa França-Brasil
Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro, Rio de Janeiro, RJ

De terça a domingo, das 10h às 17h.

Horário de atendimento exclusivo para pessoas com deficiência intelectual e mental: quartas-feiras de 10h às 11h. Local acessível para cadeirantes.