fbpx

Filmes nacionais na programação da Sala Rio 40 graus na Casa França-Brasil em fevereiro


A Casa França-Brasil volta a apresentar, na Sala Rio 40 Graus, uma programação de exibição de filmes nacionais, com entrada gratuita, no mês de fevereiro. As sessões de cinema acontecem sempre às terças-feiras, com apresentação em dois horários: no início da tarde, às 12h20, e depois às 16h. 

“Trabalhar Cansa” teve avant-première em Cannes

A atração programada para a terça-feira, dia 11, é o filme “Trabalhar Cansa”. Exibido na mostra Un Certain Regard, no Festival de Cannes 2011, sinalizou a estreia promissora na direção cinematográfica da dupla Marco Dutra e Juliana Rojas. Eles integram o grupo de jovens cineastas responsáveis pelo chamado “novíssimo cinema brasileiro” e já haviam realizado vários curtas premiados, como As Sombras. Contudo, é neste longa metragem que demonstram seus potenciais como diretores.

Com a união de elementos de suspense/terror e do drama social, a história gira em torno de Helena, uma dona de casa que resolve abrir um minimercado. Tudo vai bem até seu marido, Otávio, perder o emprego. A mulher não desiste da ideia de abrir a loja, contando com o apoio do marido, o que não significa que o casal não sofrerá um abalo. A partir daí, Helena terá que lidar com o fato de ser a responsável por colocar a comida na mesa da família, pressão que irá levá-la a ser muito dura com seus empregados.

Com os personagens centrais interpretados por Helena Albergaria, Marat Descartes e Naloana Lima, o filme tem duração de 1h33m e classificação etária de 12 anos.

 “Damas do Samba”, filme em homenagem à velha guarda

“Damas do Samba” em cartaz na Sala Rio 40 Graus

No encerramento da programação de fevereiro, na terça-feira, dia 18, a Sala Rio 40 Graus apresentará “Damas do Samba”, documentário com direção de Susanna Lira sobre o papel da mulher no samba, que tem como tônica a força feminina, que impulsiona e ajuda a fazer do samba o maior e mais representativo ritmo popular brasileiro.

Seja lá como for, como passista, madrinha, musa ou operária do carnaval, a mulher realça seu protagonismo, emprestando ao samba não somente sua imagem como também seu espírito empreendedor, sua criatividade e sua natureza inspiradora.

Na realidade, desde que o samba é samba, as mulheres foram e são fundamentais em sua existência. E assim Tia Ciata, Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, Alcione, Leci Brandão, Jovelina Pérola Negra, Clara Nunes, Rosa Magalhães, Tia Surica, Nilce Fran, Márcia Lage, Lucinha Nobre, Wilma Nascimento, Dona Zica, entre outras tantas damas, todas brilham em Damas do Samba.

Com duração de 1h15m, a classificação etária é de 12 anos.