Lançamento do livro “ArteGestoAção – Minhas mãos são minha liberdade” e Roda de Conversa com as organizadoras

No sábado, 11/11, às 11h, a Casa receberá o lançamento do livro “ArteGestoAção – Minhas mãos são minha liberdade”, organizado pelas artistas e educadoras Isabel Carneiro, Lucia Vignoli e Nena Balthar e publicado pela editora Amandai.

A publicação traz em relevo a produção artística de alunos do Instituto Nacional de Educação de Surdos situado no Rio de Janeiro e a produção textual de pesquisadores do grupo Artegestoação.

O lançamento contará com distribuição gratuita de 100 exemplares do livro e uma roda de conversa com as organizadoras.

Este livro foi realizado com o fomento do EDITAL FAPERJ Nº 49/2021 – Programa de Apoio à Editoração – 2021.

SOBRE O GRUPO

Formado por pesquisadores, docentes e estudantes, de diferentes instituições de ensino e pesquisa do Rio de Janeiro – INES, IFRJ, Colégio Pedro II e Instituto de Artes da UERJ – o grupo ArteGestoAção apresenta o desafio de propor práticas e ações pedagógicas transdisciplinares em educação com surdos, na interface com a linguagem artística, outras linguagens e áreas do conhecimento.

Trabalhando com a ideia de transbordar fronteiras disciplinares e práticas curriculares, como um movimento pedagógico necessário na tessitura de uma pedagogia visual em educação bilíngue de surdos.

O grupo integra a Rede de formação Docente: Narrativas e Experiências (Rede Formad) e estabelece diálogos com outros coletivos.

SOBRE AS ORGANIZADORAS

Isabel Carneiro é artista, pesquisadora e professora adjunta do instituto de artes da UERJ, professora do PPGARTES/UERJ na linha arte, sujeito e cidade. Doutora pelo PPGARTES/EBA/UERJ na linha de linguagens visuais produziu fragmentos plásticos e sonoros como forma de concretizar ideias sobre a heterogeneidade de meios e as relações abruptas entre temporalidades inconciliáveis. Realizou parte de sua pesquisa de tese na Paris 1-sorbonne de setembro de 2013 a agosto de 2014 com auxílio da bolsa capes.

Lucia Vignoli é artista, doutora em arte e cultura contemporânea – PPGARTES/UERJ – professora de artes do Instituto Nacional de Educação de Surdos/INES. Pesquisa a confluência entre paisagem, literatura, música e memória. Participa do grupo de pesquisa ArteGestoAção, tecendo práticas que se interligam para uma educação antirracista, feminista e ecológica. Investiga a confluência entre arte e agroecologia na educação com surdos e realiza os projetos horta-oca e SemeArte.

Nena Balthar é artista e doutora pelo PPGARTES/UERJ. Graduada pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Desenvolve pesquisa na área de desenho e gravura e coordena o projeto narrativas visuais em periferias urbanas. Participou de exposições no brasil e no exterior, entre elas decurso, no espaço anexo do museu da inconfidência em Ouro Preto, Jardim Atlântico na galeria do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra e The Double-Mouth na galeria USF Verftet na Noruega. Possui obras nas coleções do Museu de Arte do Rio (MAR) e na EAV Parque Lage. Atualmente é professora no Instituto Federal do Rio de Janeiro, campus Belford Roxo.

11 de Novembro de 2023 às 11h