fbpx

MESA REDONDA E LANÇAMENTO DE CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO “O REAL TRANSFIGURADO”

Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura convidam para o encerramento da exposição “O Real Transfigurado | Diálogos com a Arte Povera | Coleção Sattamini/MAC-Niterói” na Casa França Brasil.


O encerramento acontecerá neste domingo, 17/09, com o lançamento e distribuição gratuita do Catálogo às 12h e a Mesa Redonda “Diálogos com a Arte Povera” com presença dos curadores Marcus de Lontra Costa e Rafael Fortes Peixoto e a curadora convidada, Viviane Matesco, às 14h.

Sobre os curadores da exposição

RAFAEL FORTES PEIXOTO

Curador na exposição “O Real Transfigurado | Diálogos com a Arte Povera | Coleção Sattamini/MAC-Niterói”. Atuou como curador em diversas exposições na Danielian Galeria (RJ), como “Anna Bella Geiger – Entre os vetores do Mundo”, “Manuel Messias – Do Tamanho do Brasil”, “Modernidades Emancipadas” e “Mulherio”, e em outras instituições como a Casa de Cultura Laura Alvim (RJ) e Museu Nacional da República (DF). Ao lado de Marcus Lontra, foi curador da exposição “Raul Mourão – Lugar Geométrico” realizada na Casa França-Brasil entre março e abril de 2023.

MARCUS DE LONTRA COSTA

Curador na exposição “O Real Transfigurado | Diálogos com a Arte Povera | Coleção Sattamini/MAC-Niterói”, é crítico de arte e curador independente. Atuou como diretor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, editor da revista Módulo, crítico de arte dos periódicos O Globo, Tribuna da Imprensa e Isto É e assessor do Ministério da Cultura. Dirigiu os Museus de Arte Moderna de Brasília, do Rio de Janeiro e de Recife e foi secretário de Cultura da cidade de Nova Iguaçu (RJ). Em 2004, foi responsável pela curadoria da exposição coletiva “Onde está você, Geração 80?” no CCBB-RJ, em resposta à importante mostra realizada no Parque Lage em 1984. Atua também como parte do júri de seleção do Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça. Ao lado de Rafael Peixoto, foi curador da exposição “Raul Mourão – Lugar Geométrico” realizada na Casa França-Brasil entre março e abril de 2023.

Viviane Furtado Matesco

Doutora em Artes Visuais (UFRJ) é crítica, curadora e professora associada de história da arte na Universidade Federal Fluminense. Trabalhou como curadora assistente na Funarte, no Museu de Arte Moderna/RJ e no Projeto Rumos Visuais do Itaú. Sua área de pesquisa gira em torno da questão Corpo e Arte e realizou as curadorias no “Centro HO (2002)” e “Corpo na Arte Brasileira” (co-curadoria com Cocchiarale Itaú Cultural/2005). Publicou os livros Suzana Queiroga (Artviva, 2005), Uma Coleção em Estudo/Coleção Banerj (Museu do Ingá, 2010) e Corpo, Imagem e Representação (Zahar, 2009), Em Torno do Corpo (PPGCA/UFF, 2016) e Experimentação e método (Museu do Ingá/Philae, 2018).

Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Crítica da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, corpo e arte brasileira contemporânea, arte brasileira, corpo e arte contemporânea e corpo e arte.