fbpx

Oficina “Eu Sou Você” E Bate Papo, com Allegra Ceccarelli

Uma introdução à Dança-Teatro Balinesa


Oficina gratuita de Dança-Teatro Balinesa, com 2 horas de duração, e bate-papo com a artista e diretora teatral Allegra Ceccarelli, voltado para mulheres de diferentes classes, etnias, corpos, idades e zonas do RJ. 

SOBRE A OFICINA

O objetivo da oficina é uma introdução à linguagem corporal da dança-teatro ancestral Balinesa, com conteúdo teórico-prático. A oficina e o bate-papo ainda contarão com tradução em libras e audiodescrição para o público PCD. A técnica de expressão corporal balinesa será trabalhada para o uso de máscaras, tendo como foco o estudo utilizado para o Topeng (máscara) Balinês. 

As alunas vivenciarão práticas ancestrais da arte balinesa, que as possibilitarão uma reconexão artística com suas próprias linhagens ancestrais, assim como também com as forças da natureza. 

O QUE SERÁ ABORDADO: 

1) Exercícios de meditação e respiração para atentar o estado de presença;

2) História e contextualização da cultura e da arte balinesa;

3) Estudo prático da técnica da dança-teatro balinesa, um corpo assimétrico: como mexer as pernas, pés, braços, mãos, olhos, bacia e como integrar o centro do corpo. Trabalhar o equilíbrio dentro do desequilíbrio; 

4) Estudo de uma pequena coreografia para a personagem Condong;

5) Jogos de improviso.

O bate-papo será sobre a experiência pessoal da artista Allegra Ceccarelli e de sua performance “EU SOU VOCÊ” no Festival ¡Hola Rio!, assim como também outras experiências profissionais vividas pela artista, que há 11 anos internacionaliza o seu trabalho, morando entre Londres, Bali e o Rio de Janeiro. 

SOBRE ALLEGRA CECCARELLI

Allegra Ceccarelli é uma artista transdisciplinar que possui mestrado em artes cênicas pela East 15 Acting School, em Londres. Em 2015, foi premiada com uma bolsa para estudar a dança-teatro-ancestral Balinesa na Universidade ISI Denpasar, em Bali (Indonésia), onde atualmente segue desenvolvendo a sua pesquisa de arte e ritual com diferentes mestres de vilarejos locais. É fundadora e diretora da RangdArt, uma companhia de arte-ritual-performativa-feminista, onde desenvolve a sua pesquisa sobre ecofeminismo, ancestralidade e misticismo, através das técnicas ancestrais balinesas, incorporação de máscaras e outras técnicas contemporâneas de teatro, dança e música, criando trabalhos voltados para o palco, espaços alternativos e videoartes. 

Para mais informações sobre a oficina “EU SOU VOCÊ”, acesse: www.rangdart.com

17 de novembro de 2023, das 14h às 17h

São 15 vagas gratuitas disponíveis para pessoas que se identificam como mulheres, com inscrição prévia pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScQlaCS_Jimv7OEs_wHfY46qXAFONsTSdTD8WxO-J6b7DatiA/viewform

O resultado será divulgado por email.

Esta atividade faz parte da programação do “Festival ¡Hola Rio!” realizado em Madrid este ano, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.