Projeto #VemPraCasa Cineclube “Mate com Angu”

O Projeto #VemPraCasa convida o cineclube Mate com Angu

No sábado, 14 de setembro, das 16h às 19h, a Casa França-Brasil convida o cineclube Mate com Angu para exibição de filmes autorais em paralelo às programações expositivas da Casa. A programação inicia com um bate-papo com integrantes do coletivo sobre os filmes e a trajetória do cineclube. Neste dia a Casa ficará aberta para visitação até às 19h.

Sobre o cineclube Mate com Angu

O coletivo audiovisual Mate com Angu surgiu em 2002 em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense/RJ, com o objetivo de promover novas narrativas visuais e sonoras sobre a realidade e o modo de vida do território. O Mate atua em três frentes interligadas no campo do audiovisual: exibição, produção e formação.

Mate na Casa França-Brasil

Entre o cotidiano agitado e os lampejos de poesia da vida ordinária, entre a realidade distópica e o potencial utópico, apresentamos na sessão ‘Mate na Casa França Brasil’ três filmes que exploram o território e suas particularidades. Esses filmes desafiam as narrativas oficiais construídas ao longo dos anos sobre espaços periféricos e marginalizados.

A Terra das Muitas Águas, de Catu Rizo; Jorge de Ge e O Voo, de Igor Barradas, transportam o espectador da Maré e da Baixada Fluminense para todo o Brasil e o mundo, revelando o que sempre soubemos sobre lugares frequentemente marginalizados: a sofisticação e beleza, o pensamento crítico e o lirismo poético que pulsar e estruturam as subjetividades e a vida social das pessoas que reescrevem e ressignificam suas existências nessas regiões que compõem o Rio de Janeiro.

A Terra das Muitas Águas (Direção: Catu Rizo, 2020, 20min.)

Nina está ansiosa para uma viagem com sua melhor amiga, Luana. No entanto, dias antes da partida, ela começa a sonhar com o rio Meriti-Pavuna. Esses sonhos parecem trazer à tona memórias esquecidas das águas doces da sua cidade natal, despertando um misto de nostalgia e mistério que pode mudar o rumo da sua jornada.

Classificação livre

Jorge (Direção: Jéferson, 2019, 20min.)

Maré, hoje. Vermelhinho, cavalo criado por Jorge, foge do estábulo onde descansava. Na busca por seu cavalo, Jorge encontra a si mesmo.

Classificação 14 anos

O Voo (Direção: Igor Barradas, 2023, 16min.)

Em um Rio de Janeiro pós-apocalíptico, uma pesquisadora alienígena explora a cidade em um dia de trabalho. Em sua jornada, ela visita cinco locais distintos e se depara com cinco histórias únicas. Através dessas descobertas, fica claro que o mundo não acabou por falta de criatividade. Esta é uma reflexão poética sobre nossa trágica história recente, revelando a beleza e a complexidade que permanecem mesmo após o colapso.

Classificação livre

Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro, Rio de Janeiro