fbpx

Restaurações da Casa França-Brasil


Assim como diversas estruturas históricas, a Casa França-Brasil passou por diversas restaurações para a manutenção do seu legado e da sua importância em um local tão privilegiado no centro do Rio de Janeiro. Em 1938 a CFB é reconhecida e tombada pelo DPHAN (atual Iphan) e deixa de ser conhecida como Alfândega para se tornar depósito de arquivos dos bancos Italo-Germanicos, aproximadamente no período entre 1942 a 1952. Após seu uso para abrigar tais documentos, o local passou por outra reforma para se tornar então o II Tribunal do Júri, com o seu funcionamento entre 1956 a 1978.

Na seguinte década de 1980 o IPHAN decidiu acatar ideias para a transformação do prédio em um espaço cultural além das suas funções. Essa decisão resultou em uma das reformas mais importantes da Casa e chamou muita atenção entre diversas autoridades até chegar no então Secretário de Cultura do Estado Darcy Ribeiro e o Ministro da Cultura da França, e tal união teve como consequência a reformulação do espaço que viria se tornar um centro cultural celebrando o encontro entre o Brasil e a França. Segundo arquivos do próprio Governo do Estado do Rio de Janeiro: “A partir das plantas de Grandjean de Montigny, foram restabelecidas as linhas originais do prédio, com a remoção de 80% da estrutura de madeira, que ganhou reforço de concreto e aço. O piso original foi preservado e, em alguns pontos, foram aplicadas placas de granito. Das 24 colunas em estilo dórico, 14 receberam tratamento de concreto, mantendo a mesma aparência externa. A cobertura de vidro (clarabóia) foi reproduzida, segundo as indicações de Grandjean de Montigny. Duas colunas ao fundo da casa permaneceram como testemunho da pintura feita na época, buscando os efeitos de peças em mármore.”

Ao final da década de 80 e no ínicio da década de 90 (mais especificamente em 29 de março de 1990) a Casa França-Brasil finalmente é inaugurada como um espaço voltado para a cultura, a arte e diversas atividades afins.

REFERÊNCIAS

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. “Casa França-Brasil passa por processo de restauração”, disponível em https://govrj.jusbrasil.com.br/noticias/463891/casa-franca-brasil-passa-por-processo-de-restauracao.