fbpx

Workshop Processo Criativo Do Espetáculo “Vamos Comprar um Poeta” com Duda Maia


O workshop tem o objetivo de traçar uma linha de tempo de todo processo de concepção, produção e construção do espetáculo “Vamos Comprar Um Poeta” até os dias de hoje. E com isso estabelecer uma troca com artistas, criadores, estudantes e interessados em arte, para criar uma rede de discussão sobre a evolução e propagação do fazer teatral.

SOBRE A PEÇA

“Vamos Comprar um Poeta”, inspirado no livro homônimo de Afonso Cruz, narra a chegada de um poeta à casa de uma família comum. Nesse lar, moram um pai, que só pensa em ganhar dinheiro; uma mãe, que organiza todos os dias os trabalhos domésticos; uma menina esperta e curiosa que gosta de entender o significado das coisas; e um menino apaixonado, que adora fazer contas. O Poeta ensina os pequenos a observarem borboletas, escreverem os próprios poemas e a darem abraços. Com uma encenação lúdica e dinâmica, que mistura música, poesia, teatro e movimento, a montagem cria uma divertida reflexão sobre a nossa capacidade de invenção, o significado de produtividade e a importância da amizade. Uma celebração à arte e ao amor pela cultura.

SOBRE DUDA MAIA

Formada pela Escola de Dança Angel Vianna. Foi professora de corpo do Curso Profissionalizante de Atores da CAL (1998-2008). De 1996 a 2006, foi diretora e coreógrafa da Trupe do Passo. Entre 2012 e 2014, recebeu o prêmio Zilka Sallaberry de Melhor Direção, ao lado de Lúcio Mauro Filho, com o infantil “Uma Peça como Eu Gosto”. Com o espetáculo “AUÊ”, ganhou os Prêmios Cesgranrio e Shell de Melhor Direção. Diretora da premiada Trilogia musical infantojuvenil com os espetáculos “A Gaiola”, “Contos Partidos de Amor” e  “Vamos Comprar Um Poeta”. Duda Maia dirigiu o espetáculo “O Tempo Não Dá Tempo” – um híbrido de teatro, dança e multimídia em homenagem aos 90 anos de Angel Vianna. Dirigiu o musical “ELZA”, por esse trabalho ganhou os prêmios Cesgranrio, Reverência, Botequim Cultural, Brasil Musical e Bibi Ferreira de Melhor Direção. É diretora de “Jacksons do Pandeiro, musical inspirado em Jackson do Pandeiro com a companhia A Barca dos Corações Partidos. O espetáculo está indicado ao Prêmio Cesgranrio, inclusive nas categorias Melhor Espetáculo e Direção. É criadora do musical infantil “Zaquim”. Dirigiu o projeto “Viramundo” com Balé do TCA – Teatro Castro Alves, em homenagem aos 80 anos de Gilberto Gil. Diretora de “Manoel”, espetáculo inspirado no universo do autor Manoel de Barros. Atualmente está em cartaz com o seu novo espetáculo infantojuvenil, “Mundaréu de Mim”, de Vitor Rocha e produzido pelo IBT.

16 de novembro de 2023 das 14h às 16h

Inscrições gratuitas pelo WhatsApp: 21 97277-6081

Esta atividade faz parte da programação do “Festival ¡Hola Rio!” realizado em Madrid deste ano, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.