fbpx

Doce En Diciembre – Edição Brasil

O grupo formado por artistas mulheres sul-americanas e suíças, centrado em práticas colaborativas e feministas, e na arte da performance, com ações que incluem música, vídeo, dança, escolheu o Rio de Janeiro para abrigar a terceira edição do projeto, que começou em 2018 em Buenos Aires, seguido de espetáculo em 2021, em Basel, Suíça.


Casa França-Brasil, Centro, Rio de Janeiro
30 de setembro de 2023, das 11h às 19h
Apoio: Pró Helvetia , Cidade da Basileia, Associação
"Straw to Gold", Cultura Argentina e Espaço Escada 
Entrada gratuita

A Casa França-Brasil apresenta no dia 30 de setembro de 2023, das 11h às 19h, o evento-performance Doce em Diciembre – Edição Brasil, com o grupo formado por artistas mulheres sul-americanas e suíças, centrado em práticas colaborativas e feministas, e na arte da performance, que abrangem música, vídeo, dança além de trabalhos com imagens e textos.  As ações artísticas também buscam repensar realidades sociopolíticas contemporâneas e rituais cotidianos.

As artistas que estarão no Rio de Janeiro são: Andrea Saemann (1962, Basel), Barbara Naegelin (1967, Basel), Chris Regn (1964, Basel), Cinthia Mendonça (1980, Minas, vive na Serra da Mantiqueira), Dorothea Rust (1955, Zurique,), Gisela Hochuli (1969, Berna), Jazmín Saidman (1987, Buenos Aires), Luján Funes (1944, Buenos Aires), Maja Lascano (1971, Buenos Aires), Nicole Boillat (1974, Basel) e Paola Junqueira (1963, Ribeirão Preto).

O grupo conta com a participação de duas artistas brasileiras: a paulista Paola Junqueira, nascida em Ribeirão Preto, que estudou e lecionou em Genebra, e retornou ao Brasil depois de viver mais de 20 anos na Europa, e a mineira Cinthia Mendonça, que vive na Serra da Mantiqueira onde dirige a Silo – Arte e Latitude Rural, uma organização da sociedade civil fundada em 2017, que engaja jovens mulheres na promoção do diálogo entre o campo e a cidade, por meio da arte, ciência e tecnologia.  Paola Junqueira faz parte do Doce em Diciembre desde o seu início, em 2018, e Cinthia Mendonça se junta ao grupo nesta terceira edição.

O espetáculo na Casa França-Brasil será realizado após dez dias de imersão das artistas em uma residência na Villa Laurinda, em Santa Teresa, na cidade, para troca de experiências e práticas artísticas. Somadas às suas vivências pessoais e origens culturais, elas pretendem incorporar em seus trabalhos a realidade brasileira, especialmente a atmosfera do Rio de Janeiro, onde querem se deixar permear pela cidade e pelo mar, a cultura carioca, suas cores e música, para criar novas abordagens de participação e colaboração. O objetivo é cruzar fronteiras, gerar novas conexões e realizar uma experiência única que envolva também o público da Casa França-Brasil.

Em 2018, após duas semanas de residência coletiva na URRA – Tigre, uma organização sem fins lucrativos na Argentina, onde as artistas refletiram sobre gênero, identidade, arte e território, o grupo apresentou o resultado em um evento na Fundação PROA, em Buenos Aires, com grande repercussão junto ao público e à crítica. A partir dali, ficou claro para as artistas que queriam continuar esta troca colaborativa. Seguiu-se um encontro aberto online, durante o confinamento devido à pandemia de Covid-19, e, em outubro de 2021,em Basel, Suíça, na instituição Kasko, as artistas fizeram dois eventos performáticos, que proporcionaram a continuidade e o aprofundamento do diálogo artístico, perceber as diferenças e palavras-chave para debates polêmicos sobre arte e ativismo.

Cronograma Doce En Diciembre

SOBRE AS ARTISTAS

Suíça

  • Andrea Saemann (1962) – Basel

https://de.m.wikipedia.org/wiki/Andrea_Saemann

Artista performática, curadora de arte e networker, Andrea Saemann adora trabalhar com movimentos e plataformas iniciadas pelos próprios artistas. De 1997 a 2000, ela organizou o espaço artístico chamado “Kaskadenkondensator”, em Basel. De 2002 a 2012, desenvolveu uma ferramenta para ativar a história da performance art com o projeto “Performance Saga – entrevistas, performances, eventos”, relativo às mulheres pioneiras dos primeiros anos desta forma de arte. De 2011 a 2017 coordenou o Swiss Performance ArtAward. Em 2014, ela cofundou a associação PANCH, uma rede profissional para artistas performáticos. Desde 2014 é curadora do “International Performance ArtGiswil”, um festival anual de arte performática no meio das montanhas suíças, e cuida da plataforma ApresPerf.ch, que fomenta e coleta textos sobre obras de arte performática.

  • Barbara Naegelin (1967) – Basel

http://braingarden.ch

Nasceu na Venezuela e cresceu na Suíça, onde é radicada em Basel. Depois de estudar na Academia de Arte de Lucerna em 1995, ela mostrou seu trabalho em várias exposições, projetos de exposições, eventos de arte, exibições e arte no espaço público, na Suíça e outros países. Desde 1999, desenvolveu várias apresentações solo. Em 1998, foi coautora do “Primeiro Manifesto de Mulheres Artistas Altamente Respeitadas. De 2002 a 2009, se apresentou com o grupo de performance musical “Les Reines Prochaines”. Não é uma colecionadora de lugares relevantes para o currículo, mas experiências vitais na arte, sozinha e em colaboração. Em 2010, participou da primeira residência da URRA em Buenos Aires. Juntamente com alguns dos artistas participantes, incluindo Lucio Dorr, fundou a “banda de performance instantânea” (banda URRA). Em 2015, obteve um mestrado em Transdisciplinaridade na Universidade de Artes de Zurique,. Com Doce em Diciembre, está explorando as possibilidades de criar música coletivamente.

  • Chris Regn (1964) – Basel/Hamburgo

https://de.wikipedia.org/wiki/Chris_Regn

Nascida em Nuremburg. Chris Regn vive e trabalha em Hamburgo e Basileia em diferentes papéis: como artista conceitual e intérprete, como arquivista, professor, organizador e curador. Ela desenvolve conceitos e realiza exposições, produções, ações e entrevistas. Como artista conceitual, trabalha com pesquisas, programas e vídeos, com o potencial de entrega e formas de representação. Ela se baseia em seu trabalho em um grande arquivo “bildwechsel”, uma associação guarda-chuva da Women Media Culture em Hamburgo, como curadora do “Kaskadenkondensator” – Space for Contemporary Artand Performance,  em Basel, e com vários grupos de performance e artistas. Com o grupo de performance “Evi, Nic e C”, cocriou “The Vegan Opera” e outros programas de palco em um processo coletivo. Chris Regn trabalha com atmosferas e processos, e procura instalar todo o movimento de uma situação como um modelo. O movimento que emerge de compartilhar, perceber, falar e colaborar é o motivo e o motor de seu trabalho. Como curadora, ela também está interessada na comunicação entre diferentes declarações e mídias.

  • Dorothea Rust (1955) – Zurique

http://www.dorothearust.ch

Nascida em Zug, Dorothea Rust mora em Zurique como artista visual e teórica cultural do Master Kultur/GenderStudies, da Hochschule der Künste em Zurique ZHdK. A formação como dançarina profissional se deu nos anos em Nova York, de 1983 a 1990, nos quais a dança colaborou com coreógrafos, músicos e musicistas de Nova York. Elas criaram a base para seu pensamento interdisciplinar. Depois de estudar Belas Artes e Estudos Culturais/Gênero na ZHdK, sua prática de dança mudou para a prática de performance e arte com trabalhos de performance ao vivo e intervenções com participação em exposições, festivais de performance, palcos de música e arte na Suíça e no exterior, muitas vezes em colaborações translocais. A transferência de material em torno e a partir de seus trabalhos de performance para outras formas expandidas e aprofundadas de expressão de mídia, como instalação, vídeo e trabalhos de texto, é um caminho importante. Ela é co-iniciadora de plataformas, redes e simpósios de performance, música e discurso, além de autora, teórica cultural, membro de comissões de programas e treinadora em trabalhos de performance, dança e métodos de movimento somático no país e no exterior. Seu compromisso com a dança foi homenageado com o ‘Werkjahren’ (preço da arte) e com a arte da performance com prêmios suíços de performance.

  • Gisela Hochuli (1969) – Berna

Gisela Hochuli mora e trabalha em Berna – Ruppoldsried, e tem um estúdio no Centro de Produção Cultural (progr.ch). Ela estudou economia e sociologia na Universidade de Berna, e arte Instituto de Belas Artes da Universidade das Artes de Zurique. Desde 2002, mostra seu trabalho em festivais nacionais e internacionais de arte performática na Ásia, América do Sul e do Norte, Norte da África e Europa. Ela também colabora com outros artistas internacionais. Em 2014, ganhou o Swiss Performance Art Award Switzerland, e é cofundadora da Swiss Performance Art Network PANCH. Gisela Hochuli gosta de trabalhar com o que está à mão – o óbvio. Isso pode incluir seu próprio corpo, voz, espaço, audiência, bem como materiais e contextos específicos do local. Em Schöftland, por exemplo, trabalhou com sua biografia; na China com a cor vermelha; em Linz com grades; em Helsinque com um bloco de neve congelada.

  • Nicole Boillat (1974) – Basel

Nicole Boillat, nascida em 1974 em Biel/Bienne, vive e trabalha em Basel, e tem interesse em gravar e publicar ideias. Desde 2004, ela dirige o Edit, um estúdio de design gráfico localizado em Basel. A Edit projeta material impresso e mídia interativa para instituições, festivais e clientes autônomos, principalmente no campo da cultura. Em 2020, Nicole Boillat fundou a editora “Existenzund Produkt” junto com Lena Eriksson, Iris Ganz e Chris Regn. Durante sete anos, ela foi curadora do “outdoor”, um espaço semipúblico localizado na cooperativa de artistas Amerbach Studios e, desde 2005, é coeditora do copy-zine KAP. Ela faz parte do grupo “Evi, Nic & C” (Hamburgo, Berlim e Basel), no qual os artistas usam as dificuldades da vida cotidiana como material para gerar trabalhos em vídeo, desenhos e textos. Ela escreve artigos para a Wikipedia e co-organiza edições. Em 2021-22, Nicole Boillat passou seis meses em Buenos Aires, onde desenvolveu a publicação “Encontrar palabras” com a escritora Sofía Biondi. Em outubro de 2023, ela publicará o número 39 do copy-zine KAP em Bogotá com participantes locais.

Argentina

  • Jazmin Saidman (1987) – Buenos Aires

https://cargocollective.com/jazminsaidman

Artista e professora de arte no ensino fundamental e médio, bem como em um centro geriátrico, seu trabalho envolve performance, desenho, pintura e vídeo. Jazmin Saidman concluiu em 2015 o curso de Licenciatura em Artes em Pintura na Universidade Nacional de Artes (UNA). Ela exibiu seu trabalho em várias instituições, como o Museu de Arte Contemporânea de Rosário (MACRO), o Fundo Nacional de Artes, a Universidade Torcuato Di Tella, o Centro Cultural de Memória Haroldo Conti, o Sarmiento Theatre, entre outros. Foi selecionada para participar de diferentes programas de artista em residência em Córdoba, Argentina; São Paulo, Brasil; e Tigre, Buenos Aires. Seu trabalho como professora é uma parte central de sua visão sobre arte. Em suas apresentações, ela mostra seu interesse em educação, já que usa sua prática como um meio de analisar, expandir e questionar os sistemas educacionais em que as pessoas estão inseridas. Seu trabalho engloba o absurdo, o ridículo, o desconfortável e o ingênuo.

  • Luján Funes (1944) – Buenos Aires

http://www.lujanfunes.blogspot.com

Nascida em Tandil, a artista vive e trabalha em Buenos Aires. Graduada em bioquímica, começou sua carreira artística em 1986. Enio Iommi, Anibal Carreño, Alicia Romero e Rodolfo Agüero foram decisivos em sua educação artística; mais tarde Andrea Juan, Rodrigo Alonso, Juan Carlos Romero e Valeria Gonzalez. Ela recebeu aulas de filosofia de José Pablo Feinmann, Ricardo Forster e R. Alvarez. Foi selecionada para a bolsa Intercampos II da Fundación Telefónica, e participou do Laboratório LIPAC de Pesquisa em Práticas Artísticas Contemporâneas do Centro Cultural Ricardo Rojas, em 2010. Desde 1989, mostra obras de instalação e performances em Buenos Aires e em outras cidades sul-americanas.

  • Maja Lascano (1971) – Buenos Aires

http://www.majalascano.com.ar

Nascida em Córdoba, a artista vive e trabalha em Buenos Aires. Em suas esculturas macias, trabalha recriando texturas da pele, para envolver-se neles e se comunicar com os outros. Em seus projetos site-specific se destacam: “Pagana”, para programas em espaços públicos Die Raum, em Basel (2021); “Outra Piel” para Narrativas Cruzadas em Moda, Museo Sívori (2019), “Maniqui”, para o Circuito Cultural Calle Florida (2015), “Fauno, donde estás?”, no Parque del Sol, San Pablo (2013); e “Loving Object”, para Intrude: Art & Life, MOMA Xangai (2008). De suas exposições individuais se destacam: “Joyas del Delta, tecnología espiritual”, para o Centro Cultural San Martín (2022), “Oropel”, para Fundación OSDE (2017); e “Latente”, para o Centro Cultural Recoleta (2014). Tem ganhado bolsas de aperfeiçoamento (2005) e criação (2019) do Fondo Nacional de las Artes, bolsa Activar Patrimonio para el Museo del Traje (2021), e participado da residência artística Reconfigurando el espacio público, na  Schoolf Visual Arts, em Nova York (2013).

Brasil

  • Paola Junqueira (1963) – Ribeirão Preto

http://www.paolajunqueira.ch

Nascida em Ribeirão Preto. Depois de estudar Psicologia em São Paulo e Literatura na Universidade de Genebra, Suíça, Paola Junqueira continuou seus estudos com bacharelado em Arte Visual na HEAD, em Genebra, e mestrado na Central Saint Martins – Universidade das Artes, em Londres. De 2003 a 2005, lecionou na HEAD, em Genebra. Depois de viver por cerca de 20 anos na Europa, para o Brasil em 2006. Em 2008 deu aulas no SENAC, em São Paulo. Sobre seu trabalho “24 horas por buraco” (1998-2008), ela escreveu: “A ação consiste em criar um ponto fixo, um certo lugar no globo que é materializado em um buraco. O trabalho expressa o desejo de alcançar os limites do absurdo. Como migrante, meu caminho artístico sugere a ideia de que o ser humano sente a necessidade de construir um espaço para si mesmo. Há também um aspecto do passado: cavar é ao mesmo tempo descobrir as camadas sobrepostas nas quais a terra nos conta sua história. Estes são os eventos imprevistos, os pequenos acidentes, as coincidências e as improvisações que me fascinam cada vez mais no meu trabalho”.

  • Cinthia Mendonça(1980) – Serra da Mantiqueira

https://silo.org.br/

Nascida em Minas, artista, pesquisadora e gestora. Vive no campo, na Serra da Mantiqueira. Atuou como bailarina, possui bacharelado em Direção Teatral pela UFRJ, é mestra em Artes Visuais pela EBA/UFRJ e doutora em Arte e Cultura Contemporânea pela UERJ. Está interessada no imaginário rural e científico da atualidade e na relação entre populações de pessoas e coisas. Tem se dedicado a pensar e atuar a partir de temas relacionados à vida no campo: territórios e modos de existência. Trabalha com performance e performatividades. É diretora fundadora da Silo – Arte e Latitude Rural, uma organização da sociedade civil fundada em 2017 que também é uma expressão artística. A Silo engaja jovens mulheres para promover o diálogo entre o campo e a cidade, por meio da arte, ciência e tecnologia.  A Silo tem uma linha de programas, desenvolvidos com metodologias próprias, que visam a estimular o cruzamento entre saberes populares e científicos.

SERVIÇO: Evento-performance “Doce enDiciembre – Edição Brasil”

30 de setembro de 2023, das 11h às 19h

Entrada gratuita

Casa França-Brasil

Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro, Rio de Janeiro.

De terça a domingo, das 10h às 17h.

Horário de atendimento exclusivo para pessoas com deficiência intelectual e mental: quartas feiras de 10h às 11h. Local acessível para cadeirantes.

Telefone: (21) 2216-8506 / 0800 0213527

E-mail Administrativo: contatos@casafrancabrasil.rj.gov.br

E-mail Educativo: educativo@casafrancabrasil.rj.gov.br

Instagram: @casafrancabrasiloficial

Facebook: Casa França Brasil