fbpx

Lançamento do Catálogo “Franz Weissmann: Ritmo e Movimento” e Mesa Redonda


Neste sábado, 18/11, às 15h30, acontecerá o lançamento do Catálogo Franz Weissmann: Ritmo e Movimento com distribuição gratuita de 50 exemplares seguido de Mesa Redonda com a presença dos curadores Marcus de Lontra Costa e Rafael Fortes Peixoto e dos convidados Adriano de Aquino, artista plástico, e Fernando de Ortega, diretor do Instituto Franz Weissmann.

A exposição Franz Weissmann: Ritmo e Movimento chega a sua última semana na Casa França-Brasil. A mostra inédita desse renomado artista, que figura entre os principais nomes do movimento neoconcreto brasileiro oferece ao público carioca a oportunidade de contemplar um conjunto de obras que ilustram diversos aspectos da trajetória desse multifacetado artista, que atuou como escultor, desenhista, pintor, professor e como escultor fundamentou as bases de um pensamento escultórico brasileiro. 

No sábado, dia 18/11, às 15h30, a exposição lança o apurado catálogo seguido de bate papo com os curadores Marcus de Lontra Costa e Rafael Fortes Peixoto, o diretor do Instituto Franz Weissmann, Fernando Ortega, e o artista plástico Adriano Aquino.

A proposta da exposição é apresentar este importante nome da escultura brasileira para as novas gerações e também oferecer uma importante oportunidade de mergulhar em seu universo criativo e explorar a riqueza de sua expressão artística.

Franz Weissmann nasceu na Áustria em 1911 e chegou ao Brasil em 1921. Com ativa relação com o cenário cultural brasileiro, se tornou um dos mais importantes nomes dos movimentos artísticos que, nos anos 1950, transformaram o nosso ambiente artístico. Integrante do Grupo Frente (1955) e do movimento neoconcreto, suas obras sintetizam a proposta de associar o método construtivo à experiência lírica da criação artística, princípios teóricos do projeto neoconcreto carioca que alcançaram repercussão internacional pela profundidade de suas rupturas e por uma proposta de reconexão entre arte e vida. 

“Franz Weissmann: Ritmo e Movimento” é a terceira de três exposições da série “Paisagens Fluminenses” apresentadas ao longo de 2023 na Casa França-Brasil, no centro do Rio de Janeiro. Contemplada na chamada do Programa Petrobras Cultural Múltiplas Expressões, conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, e o patrocínio da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura, com o intuito de revitalizar a Casa França-Brasil, tomando como ponto de partida sua importância histórica, cultural e de valorização da produção artística brasileira. 

A primeira da série, Navegar é Preciso: Paisagens Fluminenses, ficou ambientada na Instituição até o dia 9 de julho com grande sucesso de público, a segunda foi O Real Transfigurado | Diálogos Com A Arte Povera | Coleção Sattamini/Mac-Niterói, encerrada no dia 17 de setembro, recebendo mais de 20 mil espectadores em menos de dois meses de exibição. 

Franz Weissmann: Ritmo e Movimento já ultrapassou a marca de 14 mil visitantes antes do seu término, que será no dia 19 de novembro. 

SOBRE OS CURADORES

Rafael Fortes Peixoto atuou como curador em diversas exposições na Danielian Galeria (RJ), como “Anna Bella Geiger – Entre os vetores do Mundo”, “Manuel Messias – Do Tamanho do Brasil”, “Modernidades Emancipadas” e “Mulherio”, e em outras instituições como a Casa de Cultura Laura Alvim (RJ) e Museu Nacional da República (DF). Ao lado de Marcus Lontra, foi curador da exposição “Raul Mourão – Lugar Geométrico”; “Navegar É Preciso: Paisagens Fluminens” e “O Real Transfigurado | Diálogos com a Arte Povera | Coleção Sattamini/MAC-Niterói”, todas realizadas na Casa França-Brasil em 2023.

Marcus de Lontra Costa é crítico de arte e curador independente. Atuou como diretor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, editor da revista Módulo, crítico de arte dos periódicos O Globo, Tribuna da Imprensa e Isto É e assessor do Ministério da Cultura. Dirigiu os Museus de Arte Moderna de Brasília, do Rio de Janeiro e de Recife e foi secretário de Cultura da cidade de Nova Iguaçu (RJ). Em 2004, foi responsável pela curadoria da exposição coletiva “Onde está você, Geração 80?” no CCBB-RJ, em resposta à importante mostra realizada no Parque Lage em 1984. Atua também como parte do júri de seleção do Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça. Ao lado de Rafael Peixoto, foi curador da exposição “Raul Mourão – Lugar Geométrico”; “Navegar É Preciso: Paisagens Fluminens” e “O Real Transfigurado | Diálogos com a Arte Povera | Coleção Sattamini/MAC-Niterói”, todas realizadas na Casa França-Brasil em 2023.

SOBRE OS CONVIDADOS

Adriano de Aquino é pintor e videomaker. Inicia-se como autodidata em pintura, em 1961. Frequentou o ateliê de gravura da Escola Nacional de Belas Artes – ENBA, como aluno livre. Recebeu bolsa de estudo do governo francês, por sua participação na mostra 12 Desenhistas do Rio, e viajou para Paris, onde permaneceu de 1973 a 1976. Retornando ao Brasil, participa da exposição Geometria Sensível, realizada no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM/RJ. Posteriormente, ocupa os cargos de coordenador de artes visuais da Fundação de Arte do Estado do Rio de Janeiro – FUNARJ, entre 1982 e 1986; de superintendente dos museus da Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, entre 1990 e 1994; e de secretário de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, entre 1999 e 2001. 

Fernando Ortega é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Mackenzie (SP). Fez doutorado de Planejamento Urbano na Escola Técnica Superior de Arquitetura (ETSAM), em Madrid. Desde 1999 é responsável técnico pela catalogação, execução e restaurações das obras do artista Franz Weissmann. Fernando Ortega tornou-se diretor vice-presidente da empresa “Weissmann e Weissmann Ltda”, criada por Franz Weissmann e sua filha Waltraud. Desde então é consultor e assessor de exposições de obras e publicações sobre o artista Franz Weissmann

18 de Novembro de 2023 às 15h30

Entrada Gratuita